- Fornecer garantia estratégica e visibilidade de lacunas ao Banco sobre o grau de alinhamento dos seguintes elementos aos padrões de melhores práticas, políticas de grupo e legislação aplicável:
- Práticas de gestão de dados
- Práticas de gestão de registos;
- O estado dos activos de dados, no âmbito do Banco, a qualquer momento.
- Desenvolver, gerir e incorporar os processos de governança que servirão de apoio à gestão activa de informações; e
- Desenvolver e gerir práticas de dados e activos de dados identificados do Banco de acordo com as normas e políticas acordadas.
Responsabilidades
Estabelecimento de normas e desenho de processos
- Definir os padrões de gestão de informação, documentar os dados e comunicar a todas as partes interessadas relevantes;
- Monitorar e rastrear de forma que todas as actividades de gestão de informação aconteçam conforme o modelo (a lei, a melhor prática, etc.);
- Facilitar a definição de regras de negócios consistentes e alinhadas aos padrões definidos;
- Garantir a implementação de padrões definidos através da incorporação dos mesmos em processos de negócios existentes/novos;
- Monitorar a adesão aos padrões definidos; e
- Destacar quaisquer lacunas existentes entre a aplicação definida de regras de negócios e sua aplicação real e facilitar o processo de resolução de lacunas identificadas com os respectivos proprietários de negócios.
Adesão aos regulamentos e políticas
- Fornecer uma visão sobre qualquer regulamento relevante referente à gestão de informações e dados no sector Bancário;
- Garantir a Conformidade regulamentar em cascata para a gestão de dados de políticas de grupo em aplicabilidade no contexto de entidade legal do Banco;
- Garantir a aplicação das regras de privacidade e segurança referentes aos dados; e
- Monitorar os riscos relativos à exposição de dados e destacar as medidas correctivas necessárias.
Incorporação de processos e práticas de Governança da Informação
- Garantir a propriedade comercial de todos os activos de dados detidos pelo Banco por meio de envolvimento regular e acompanhamento activo de:
- Metadados definidos;
- Direitos de acesso definidos;
- Regras de negócio acordadas; e
- Padrões de qualidade definidos.
- Garantir a existência activa e a execução efectiva dos comités de governança da informação em cada unidade de negócios identificada;
- Desempenhar a função de secretariado para apoiar os processos de controlo de informações (por exemplo, elaborar actas, acompanhar o cumprimento de medidas, manter um registo de decisões, etc.);
- Garantir que todas as principais decisões e medidas específicas relacionadas com os resultados de governança, incluindo a resolução de todas as constatações de auditoria relativas ao escopo de responsabilidade da gestão da informação sejam acompanhadas e orientadas;
- Garantir que todas as conclusões de auditoria relativas ao ecossistema de dados do Banco sejam acompanhadas e geridas;
- Garantir a adequação que permita a aplicação das práticas de governança da informação para fins de alinhamento ao nível de maturidade das unidades de negócios em questão;
- Integrar-se aos outros fóruns de governança, internos e a nível corporativo da gestão da informação, para garantir o alinhamento das informações às estruturas de governança de informações mais amplas;
- Garantir a capacitação técnica dos processos de governança da informação;
- Níveis de desempenho
- Habilidades necessárias e níveis de competência;
- Objectivos anuais de desempenho em consulta com os responsáveis das unidades organizativas; e
- Avaliações de desempenho.
Envolvimento das partes interessadas
- Envolver-se com os órgãos do sector para garantir o alinhamento das práticas do Banco às melhores práticas internacionais;
- Participar e fornecer resultados aos fóruns do sector;
- Envolver-se com as Funções Corporativas do Grupo (Jurídico, Compliance, etc.) para fornecer informações relativas à todos os compromissos do órgão regulador (por exemplo, SARB);
- Garantir o alinhamento com os mandatos e padrões de Dados do Grupo; e
- Fornecer orientação aos responsáveis das unidades de negócios (BU) sobre padrões eficazes de gestão de dados e práticas de controlo de informações, quando necessário.
Qualificações e experiência relevantes
- Possuir licenciatura em Estatística, Sistema de Informação, Finanças, Gestão ou em outra área relacionada;
- Possuir experiência em gestão de dados de clientes e ciclo de vida de informações de pelo menos 3 anos;
Conhecimentos/Capacidades técnicas/Especialidade
- Profundo domínio dos sistemas de informação; e
- Profundo domínio de informática, óptica de utilizador e sobretudo domínio de Excel avançado.
- Domínio dos sistemas e processos de TI disponíveis para uso na partilha, armazenamento e recuperação de informações;
CANDIDATURA ONLINE
Localização: Maputo – Cidade