Vaga Para Gestor De Governança De Informação

Descrição do trabalho

  • Fornecer garantia estratégica e visibilidade de lacunas ao Banco sobre o grau de alinhamento dos seguintes elementos aos padrões de melhores práticas, políticas de grupo e legislação aplicável:
    • Práticas de gestão de dados
    • Práticas de gestão de registos;
    • O estado dos activos de dados, no âmbito do Banco, a qualquer momento.
  • Desenvolver, gerir e incorporar os processos de governança que servirão de apoio à gestão activa de informações; e
  • Desenvolver e gerir práticas de dados e activos de dados identificados do Banco de acordo com as normas e políticas acordadas.

Responsabilidades

Estabelecimento de normas e desenho de processos
  • Definir os padrões de gestão de informação, documentar os dados e comunicar a todas as partes interessadas relevantes;
  • Monitorar e rastrear de forma que todas as actividades de gestão de informação aconteçam conforme o modelo (a lei, a melhor prática, etc.);
  • Facilitar a definição de regras de negócios consistentes e alinhadas aos padrões definidos;
  • Garantir a implementação de padrões definidos através da incorporação dos mesmos em processos de negócios existentes/novos;
  • Monitorar a adesão aos padrões definidos; e
  • Destacar quaisquer lacunas existentes entre a aplicação definida de regras de negócios e sua aplicação real e facilitar o processo de resolução de lacunas identificadas com os respectivos proprietários de negócios.
Adesão aos regulamentos e políticas
  • Fornecer uma visão sobre qualquer regulamento relevante referente à gestão de informações e dados no sector Bancário;
  • Garantir a Conformidade regulamentar em cascata para a gestão de dados de políticas de grupo em aplicabilidade no contexto de entidade legal do Banco;
  • Garantir a aplicação das regras de privacidade e segurança referentes aos dados; e
  • Monitorar os riscos relativos à exposição de dados e destacar as medidas correctivas necessárias.
 Incorporação de processos e práticas de Governança da Informação
  • Garantir a propriedade comercial de todos os activos de dados detidos pelo Banco por meio de envolvimento regular e acompanhamento activo de:
    • Metadados definidos;
    • Direitos de acesso definidos;
    • Regras de negócio acordadas; e
    • Padrões de qualidade definidos.
  • Garantir a existência activa e a execução efectiva dos comités de governança da informação em cada unidade de negócios identificada;
  • Desempenhar a função de secretariado para apoiar os processos de controlo de informações (por exemplo, elaborar actas, acompanhar o cumprimento de medidas, manter um registo de decisões, etc.);
  • Garantir que todas as principais decisões e medidas específicas relacionadas com os resultados de governança, incluindo a resolução de todas as constatações de auditoria relativas ao escopo de responsabilidade da gestão da informação sejam acompanhadas e orientadas;
  • Garantir que todas as conclusões de auditoria relativas ao ecossistema de dados do Banco sejam acompanhadas e geridas;
  • Garantir a adequação que permita a aplicação das práticas de governança da informação para fins de alinhamento ao nível de maturidade das unidades de negócios em questão;
  • Integrar-se aos outros fóruns de governança, internos e a nível corporativo da gestão da informação, para garantir o alinhamento das informações às estruturas de governança de informações mais amplas;
  • Garantir a capacitação técnica dos processos de governança da informação;


  • Apoiar a implementação de tecnologias adequadas para permitir a automação de governança; e
  • Fornecer informações e orientações aos Administradores de Dados do Banco sobre:
    •   Níveis de desempenho
    • Habilidades necessárias e níveis de competência;
    • Objectivos anuais de desempenho em consulta com os responsáveis das unidades organizativas; e
    • Avaliações de desempenho.

  • Envolvimento das partes interessadas
    • Envolver-se com os órgãos do sector para garantir o alinhamento das práticas do Banco às melhores práticas internacionais;
    • Participar e fornecer resultados aos fóruns do sector;
    • Envolver-se com as Funções Corporativas do Grupo (Jurídico, Compliance, etc.) para fornecer informações relativas à todos os compromissos do órgão regulador (por exemplo, SARB);
    • Garantir o alinhamento com os mandatos e padrões de Dados do Grupo; e
    • Fornecer orientação aos responsáveis das unidades de negócios (BU) sobre padrões eficazes de gestão de dados e práticas de controlo de informações, quando necessário.

    Qualificações e experiência relevantes

    • Possuir licenciatura em Estatística, Sistema de Informação, Finanças, Gestão ou em outra área relacionada;
    • Possuir experiência em gestão de dados de clientes e ciclo de vida de informações de pelo menos 3 anos;

    Conhecimentos/Capacidades técnicas/Especialidade

    • Profundo domínio dos sistemas de informação; e
    • Profundo domínio de informática, óptica de utilizador e sobretudo domínio de Excel avançado.
    • Domínio dos sistemas e processos de TI disponíveis para uso na partilha, armazenamento e recuperação de informações;
    CANDIDATURA ONLINE
    Localização: Maputo – Cidade

    Enviar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem